O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, recebeu, nesta quarta-feira (3), o Plano Operacional do Exército Brasileiro para as eleições municipais de 2024. A apresentação foi feita pelo comandante da 10ª Região Militar, general de Divisão Cristiano Pinto Sampaio.
A operação, denominada Garantia da Votação e Apuração, contará com 1.600 militares, entre oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, distribuídos por 26 municípios cearenses que solicitaram reforço de segurança à Justiça Eleitoral. A operação será conduzida por unidades do Exército sediadas no Ceará, como o 23º Batalhão de Caçadores em Fortaleza e o 40º Batalhão de Infantaria em Crateús, com reforço de duas unidades militares de Natal, incluindo o 17º Grupo de Artilharia de Campanha.
O presidente do TRE-CE destacou a importância da parceria com as forças de segurança para garantir a tranquilidade do pleito, enquanto o general reforçou o compromisso do Exército com a democracia.
Além da atuação militar, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) coordenará a Operação Eleição 2024, com o apoio de 21.560 agentes policiais.