O início das aulas na rede estadual de ensino do Ceará, previsto para a próxima segunda-feira, 3, foi adiado para quarta-feira, 5. A informação foi divulgada pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) por meio das redes sociais. A decisão ocorreu após denúncias relacionadas à convocação de professores temporários.
Ao todo, 31.496 professores foram aprovados no processo seletivo e aguardam alocação nas escolas estaduais. No entanto, docentes relataram problemas técnicos no sistema de seleção e inconsistências na validação das titulações apresentadas.
Questões referentes à reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e negros também foram levantadas. A regra atual estabelece que a reserva de 5% das vagas para PcD só é aplicada a funções com, no mínimo, cinco vagas, o que exclui funções com menos vagas. Para candidatos negros (pretos ou pardos), 20% das vagas são reservadas, conforme critérios do IBGE, desde que a função possua ao menos cinco vagas. O que, na prática, não será cumprido, pois a escola para a qual o candidato se inscreveu precisaria ter 10 vagas na mesma área para que um PCD fosse chamado.
Em nota, a Seduc afirmou que o adiamento visa garantir o acolhimento adequado de estudantes e professores, além de assegurar a qualidade da organização pedagógica. A Secretaria também mencionou o concurso para professores temporários, que tem sido alvo de reclamações dos candidatos.
A Seduc destacou que o processo seletivo é o maior já realizado no Brasil para professores temporários, abrangendo todas as áreas da educação básica. O objetivo é suprir carências temporárias e assegurar a continuidade do ensino ao longo de 2025. O sistema de contratação permanecerá ativo para cobrir ausências por licenças, afastamentos e outras necessidades previstas na legislação.
O adiamento das aulas gera expectativas sobre a resolução dos problemas apontados, especialmente em um momento crítico para a educação no estado.