Fechar menu

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    O que há de novo

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    20/06/2025

    A NORDESTINIDADE DOS SANTOS ESTRANGEIROS

    13/06/2025

    FINS-D’ÁGUA

    06/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Whatsapp Telegrama
    CNE News
    • Início
    • Crônica
    • Cidade
    • IRPF
    • Comunicação
    • Economia
    • MEI
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CNE News
    Home » O VERDADEIRO DIA DAS MÃES
    A Crônica da Semana

    O VERDADEIRO DIA DAS MÃES

    Pedro Paulo PaulinoPor Pedro Paulo Paulino12/05/2023Nenhum comentário3 minutos de leitura
    Whatsapp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Telegrama Link de cópia
    © Divulgação/Canva

     Em um portal de notícias, leio: “Mais de 50% dos brasileiros pretende presentear a mãe”. É isso mesmo o que, em suma, representa o Dia das Mães: uma data expressivamente comercial. Pelo menos com um mês de antecedência, o olho guloso do comércio já se volta para o segundo domingo de maio, anunciando ofertas”, “promoções”, visando ao lucro em torno dessa data. Não é o caso de não concordar que as mães são mais do que merecedoras de um dia do ano marcado no calendário. Claro! Mas, é inegável, a comemoração descamba sempre para o consumismo, o aquecimento do comércio e da economia, expectativa de vendas, faturamento e outros termos técnicos que tanto divergem de expressões ternas a exemplo de coração de mãe, amor de mãe, calor de mãe, cheiro de mãe.

    Eu, está evidente, não tenho cacife algum para querer infringir a tradição e o costume da compra de presentes para o Dia das Mães. Porém, particularmente, calculo que, nesse hábito de presentear a mãe numa efeméride anual, há qualquer coisa de forçado, de artificial e um tanto sem graça. Neste caso, enquadro-me, por uma ou outra razão, nos outros 50% que a pesquisa acima citada não especificou. Suponho que o filho devia ser ele mesmo, ou ela mesma, o presente. Abraço, meiguice, carinho, ternura são, na verdade, presentes muito combinatórios com mãe. Mais do que qualquer coisa material.

    No entanto, se o filho ou filha desejam, de fato, materializar seu sentimento e sua emoção em forma de um objeto físico, eu daria a sugestão de que o faça em qualquer dia do ano, numa data aleatória, numa ocasião espontânea, e verá quão importante e valoroso se torna esse gesto, acima de tudo, por sua pura e alegre espontaneidade. E que esse presente seja um presente simples, meio lúdico, de puro valor sentimental. Nada de objetos ligados à rotina diária de trabalho da mãe. Não. Nada disso. Digamos que seja algo como um colar, uma pulseira ou mesmo um perfume ou, mais cativante ainda, um livro. Algo que fique na lembrança dela, mais pelo gesto de presentear do que mesmo pelo presente em si. Passeios também são presentes inesquecíveis, em qualquer dia do ano.

    Seja criativo, fuja ao padrão. Porque todos os dias são dia das mães. O ano inteiro é delas, que não param de cuidar do lar, do marido, dos filhos, e muitas vezes dos filhos dos filhos e de todos enfim. De forma que, sem sequer se notar, em algum dia do ano – que não foi o Dia das Mães – acontece de ter sido este o verdadeiro dia das mães. É quando se chega para ela e a abraça, e a convida para conversar, e ouvi-la antes de tudo, e segurar suas mãos, e beijar seus cabelos brancos, fazer relembranças, sentir saudades, recordar de alguma travessura da nossa infância, quando ela nos repreendia e nos punia, e rir com ela dessas pequenas coisas abstratas, que não são compradas em loja alguma, mas estão em oferta constante no bazar do coração. E com isso, tenho certeza, ela ficará feliz. Porque enfim, como disse o poeta: “Todo o bem que a mãe goza é bem do filho”.

    Hoje, e sempre, modéstia à parte, eu assim presentearia a minha mãe, se me dado fosse o privilégio de tê-la ainda neste mundo.

    Pedro Paulo Paulino

    Pedro Paulo Paulino
    • Local na rede Internet

    Atuante tanto na literatura de cordel quanto na poesia erudita, com diversas conquistas em prêmios literários de âmbito nacional. Além de seu trabalho como escritor, ele também é redator e diagramador de jornais, revistas e livros, atuando dentro e fora de Canindé. Como radialista, Pedro Paulo apresenta um programa aos domingos, focado em resgatar sucessos da Velha Guarda.

    Outras Notícias

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    A NORDESTINIDADE DOS SANTOS ESTRANGEIROS

    FINS-D’ÁGUA

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Veja também

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    20/06/2025

    Congresso derruba vetos e cria CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS

    18/06/2025

    Copom eleva Selic para 15% ao ano, maior patamar desde 2006

    18/06/2025

    Bradesco vai pagar R$ 3 bilhões em juros sobre capital próprio a acionistas

    18/06/2025

    Klabin antecipa pagamento de dívida de US$ 150 milhões com vencimento em 2028

    18/06/2025
    Veja também

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Telegrama
    • Whatsapp
    Sobre nós
    Sobre nós

    Fique por dentro das informações que impactam seu bolso, seus negócios e seus direitos. O CNE traz conteúdo claro, confiável e direto ao ponto, feito para quem quer entender mais e decidir melhor.

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Whatsapp Telegrama
    Destaque

    Haddad diz que novas medidas fiscais vão atingir apenas os mais ricos e preservar assalariados

    10/06/2025

    O SEGUIDOR DE ENTERROS

    03/11/2023

    STF decreta prisão preventiva de Carla Zambelli após deputada deixar o Brasil

    05/06/2025
    Últimas Noticias

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    20/06/2025

    Congresso derruba vetos e cria CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS

    18/06/2025

    Copom eleva Selic para 15% ao ano, maior patamar desde 2006

    18/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Início
    • Contato
    • Termos de uso
    • Política de Privacidade
    © 2025 CNE NEWS - Todos os direitos.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.