Fechar menu

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    O que há de novo

    A BREVE HISTÓRIA DE ISAÍAS

    11/07/2025

    NOTORIEDADE INGLÓRIA

    04/07/2025

    CAVALGANDO NO ESPINHAÇO DO ANO

    27/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Whatsapp Telegrama
    CNE News
    • Início
    • Crônica
    • Cidade
    • IRPF
    • Comunicação
    • Economia
    • MEI
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CNE News
    Home » TRÊS IRMÃOS, TRÊS PROFISSÕES
    A Crônica da Semana

    TRÊS IRMÃOS, TRÊS PROFISSÕES

    Pedro Paulo PaulinoPor Pedro Paulo Paulino26/07/2024Nenhum comentário2 minutos de leitura
    Whatsapp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Telegrama Link de cópia

    Em 25 de julho, festejam-se o dia do Escritor, dia do Motorista e dia do Trabalhador Rural. Talvez não seja por mero acaso que a tríplice efeméride acontece na mesma data. Entre o motorista e o escritor nota-se forte afinidade. De modo que, quem maneja a pena, como quem conduz a direção precisa, sempre, de muito tento, conhecimento da estrada e domínio sobre as regras da profissão.

    No trânsito tumultuado sempre, muita vez o bom motorista tem que dirigir por si e pelos outros. Com o bom escritor é semelhante a situação. No vasto e promíscuo oceano de publicações virtuais vistas nos dias atuais, ao bom escritor requer-se o domínio quase absoluto do ofício, para não incorrer no risco de ser confundido, nesse tráfego maluco da navegação eletrônica, com os “barbeiros” da palavra.

    Já o trabalhador rural prepara a terra, para nela realizar o cultivo da sua lavoura. Combate as ervas daninhas e a ameaça de pragas que podem comprometer a produção. O sucesso com o cultivo depende, pois, do máximo de atenção e labuta.

    Com o operário da pena, situações praticamente semelhantes vêm à tona durante o seu ofício. A folha em branco ou a tela eletrônica são o solo onde ele semeia e cultiva as palavras, podando-as, adubando-as, regando-as e fertilizando-as com a força da imaginação e combatendo as ervas daninhas, que podem ser representadas pelos lapsos de gramática ou pelas pragas constantes, como a falta de coesão e unidade do produto de sua lavra: o texto.

    O escritor, desde os remotos tempos, é o transmissor das manifestações expressas da alma, o codificador de pensamentos, o alimentador das nossas ânsias por conhecimento e das nossas paixões universais.

    O motorista, desde os mais antigos tropeiros, são lídimos representantes do progresso em qualquer parte do mundo. Enquanto o agricultor é personagem central de uma das três principais revoluções da humanidade: a cognitiva, a agrícola e a industrial. De forma tangente há, portanto, entre o escritor, o motorista e o trabalhador rural, uma aproximação intimamente compartilhada em seus ofícios. Pelo menos até quando a efeméride não incluir, entre essas três categorias irmãs, o indispensável dia do Homem Virtual.

    Pedro Paulo Paulino
    • Local na rede Internet

    Atuante tanto na literatura de cordel quanto na poesia erudita, com diversas conquistas em prêmios literários de âmbito nacional. Além de seu trabalho como escritor, ele também é redator e diagramador de jornais, revistas e livros, atuando dentro e fora de Canindé. Como radialista, Pedro Paulo apresenta um programa aos domingos, focado em resgatar sucessos da Velha Guarda.

    Outras Notícias

    A BREVE HISTÓRIA DE ISAÍAS

    NOTORIEDADE INGLÓRIA

    CAVALGANDO NO ESPINHAÇO DO ANO

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Veja também

    A BREVE HISTÓRIA DE ISAÍAS

    11/07/2025

    Haddad diz que tarifaço dos EUA contra o Brasil é “ato político urdido pela família Bolsonaro”

    10/07/2025

    Lula assina decreto que zera IPI de carros sustentáveis fabricados no Brasil

    10/07/2025

    Modelo atual do Imposto de Renda no Brasil agrava desigualdade e prejudica competitividade, aponta Ipea

    10/07/2025

    Tarifa dos EUA pode tirar até R$ 16 bilhões por ano do Nordeste, aponta Sudene

    10/07/2025
    Veja também

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Telegrama
    • Whatsapp
    Sobre nós
    Sobre nós

    Fique por dentro das informações que impactam seu bolso, seus negócios e seus direitos. O CNE traz conteúdo claro, confiável e direto ao ponto, feito para quem quer entender mais e decidir melhor.

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Whatsapp Telegrama
    Destaque

    DEPOIS DA FESTA…

    04/10/2024

    A NORDESTINIDADE DOS SANTOS ESTRANGEIROS

    21/06/2024

    Haddad defende taxação maior para casas de apostas e critica aumento de gastos públicos

    26/06/2025
    Últimas Noticias

    A BREVE HISTÓRIA DE ISAÍAS

    11/07/2025

    Haddad diz que tarifaço dos EUA contra o Brasil é “ato político urdido pela família Bolsonaro”

    10/07/2025

    Lula assina decreto que zera IPI de carros sustentáveis fabricados no Brasil

    10/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Início
    • Contato
    • Termos de uso
    • Política de Privacidade
    © 2025 CNE NEWS - Todos os direitos.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.