São Paulo, 29 de outubro de 2024 – A Klabin S.A. (“Klabin” ou “Companhia”) comunica ao mercado e a seus acionistas a celebração de acordos com uma Timber Investment Management Organization (“TIMO”) para um investimento conjunto em quatro Sociedades de Propósito Específico (SPEs), com o objetivo de expandir sua atuação florestal nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Este novo empreendimento, denominado Projeto Plateau, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da Companhia.
As SPEs, sob controle da Klabin, terão como patrimônio parte dos ativos florestais do Projeto Caetê e recursos adicionais aportados por ambas as partes. A Klabin contribuirá com 23 mil hectares de florestas plantadas e 4 mil hectares de terras produtivas, enquanto a TIMO investirá R$ 1,8 bilhão em caixa, distribuído entre o fechamento do Projeto Plateau e o segundo trimestre de 2025, com possibilidade de aportes adicionais de até R$ 0,9 bilhão até o mesmo período.
A Klabin manterá o direito de preferência para compra da madeira produzida pelas SPEs, assegurando controle e alinhamento com seus objetivos estratégicos de otimização do retorno sobre o capital investido (ROIC) e redução de alavancagem. A implementação do Projeto Plateau está sujeita a aprovações regulatórias e condições precedentes usuais.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Klabin com a criação de valor sustentável, beneficiando seus stakeholders e reafirmando sua disciplina na alocação de capital. Mais informações sobre o Projeto Plateau estão disponíveis no site de Relações com Investidores da Klabin (ri.klabin.com.br).