A LATAM estreou neste sábado (30/11) a rota direta entre Fortaleza e Santiago, consolidando mais um importante passo na conectividade entre o Brasil e o Chile. O voo inaugural, que transportou 140 passageiros, atingiu uma ocupação de 80% e contou com uma cerimônia especial no Aeroporto de Fortaleza. Estiveram presentes Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará; Bruno Gaspar Marques, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna do estado; Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, e Pedro Navega, gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil.
Com previsão de transportar até 14,5 mil passageiros anualmente, a nova rota Fortaleza-Santiago terá frequência semanal. Os voos de ida partem aos sábados, às 14h45 (hora local), e os de retorno decolam de Santiago aos domingos, às 6h00 (hora local). A conexão reduz em cerca de três horas o tempo de viagem entre o Ceará e a capital chilena, tornando o trajeto mais ágil e prático.
O voo Fortaleza-Santiago também expande o alcance turístico, conectando passageiros cearenses a destinos como Ilha de Páscoa, Calama e Auckland. “Essa rota facilita o turismo entre Brasil e Chile, além de abrir novas oportunidades para atrair visitantes internacionais às belezas do Nordeste brasileiro”, afirmou Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
Yrwana Albuquerque destacou o impacto econômico e turístico do novo trajeto: “Essa operação é um marco na ampliação da oferta de voos internacionais, fortalecendo o Ceará como um polo de conexão para a América do Sul e como destino atrativo para turistas chilenos e de outros países.” O aeroporto de Fortaleza segue como principal hub da LATAM no Nordeste, com voos diretos para 12 destinos nacionais e para Miami, consolidando sua importância estratégica na aviação brasileira.