A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (1º de novembro) a Operação Peixe, com o objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Ceará. A operação investiga o financiamento ilegal de campanhas, também conhecido como “caixa dois”, que teria ocorrido nas eleições de 2022 e 2024.
A organização criminosa alvo das investigações inclui empresários, funcionários públicos municipais e políticos de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a Polícia Federal, as atividades do grupo beneficiaram candidaturas para deputado federal em 2022 e vereadores em Caucaia nas eleições municipais deste ano.
As investigações indicam que o esquema foi financiado por meio de contas de empresas contratadas pelo governo municipal, além de empresas de fachada e “laranjas”. As quantias, levantadas em dinheiro vivo às vésperas das eleições, teriam sido usadas para compra de apoio político e outras despesas de campanha não registradas oficialmente.
Caso confirmadas as acusações, os envolvidos poderão responder por lavagem de dinheiro e crimes eleitorais, conforme previsto no Código Eleitoral.