Os municípios de Ruy Barbosa (BA), Eldorado e Neves Paulista (SP) e Paranhos (MS) realizam, neste domingo (6), eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Os novos pleitos ocorrem após a Justiça Eleitoral cassar os registros dos candidatos eleitos em 2024 por motivos diversos, incluindo inelegibilidade por condenações judiciais e irregularidades na prestação de contas.
A votação ocorrerá das 8h às 17h, conforme determina a Portaria nº 842 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 21 de novembro de 2024. O calendário de eleições suplementares segue as diretrizes do TSE, cabendo aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a convocação e organização dos novos pleitos.
Paranhos (MS)
No município sul-mato-grossense, a disputa está entre Hélio Acosta (PSDB), da coligação Unidos por Paranhos, e Jorge Ricardo (PT), da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). Os candidatos a vice são Alfredo Soares (PSDB) e Doutor Vicente (PT), respectivamente.
A nova eleição foi convocada após o TSE confirmar a decisão do TRE-MS, que indeferiu o registro de Heliomar Klabunde (MDB), mais votado em 2024, por inelegibilidade decorrente de irregularidades em sua gestão anterior.
Eldorado (SP)
Três candidatos concorrem à prefeitura: Doutor Galindo (PSD), Doutora Débora (PT) e Professor Noel Castelo (Solidariedade), com Robson (PSD), Nazil Fouquet (PT) e Professor Joel (Solidariedade) como vices.
O pleito suplementar foi convocado após o TSE cassar o registro de Elói Fouquet (PL), eleito em 2024, por condenação por improbidade administrativa envolvendo danos ao erário e enriquecimento ilícito de terceiros.
Neves Paulista (SP)
A eleição será disputada por Kiko Rossali (PL), com Hélio Carvalho (PL) como vice, e Betinho Milani (PSD), com Sirlei Maria da Costa (PSD).
O TSE manteve a inelegibilidade de Reginaldo Paulino da Silva (PL), eleito em 2024, por condenação por furto qualificado. A pena foi cumprida em 2020, o que o torna inelegível por oito anos, conforme a Lei Complementar nº 64/90.
Ruy Barbosa (BA)
Os candidatos ao cargo de prefeito são Doutor George (PSD), com Benilda (PSD) como vice, e Eridan de Bonifácio (MDB), com Nildo (MDB) como vice.
A nova eleição foi determinada pelo TRE da Bahia, que indeferiu por unanimidade a candidatura de José Bonifácio Marques Dourado, eleito em 2024, devido a irregularidades na prestação de contas referentes ao exercício de 2016.
As informações completas sobre candidatas e candidatos podem ser consultadas no sistema DivulgaCand, disponível no site do TSE.