O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta quinta-feira (27), cassar os mandatos do prefeito de Senador Sá, Bel Júnior (PP), e da vice-prefeita, Professora Maria (PP). Ambos foram condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024.
O caso teve como ponto central a chamada “Cavalgada do Bel”, realizada em agosto do ano passado. De acordo com os autos, o evento extrapolou os limites da legalidade eleitoral ao oferecer aos participantes camisetas, chapéus e bonés personalizados, além de comida e bebida gratuita.
A festividade também contou com a presença de cinco atrações musicais regionais, o que foi interpretado como showmício — prática proibida pela legislação eleitoral desde 2006. Durante a ação, jingles da campanha foram veiculados em paredões de som, reforçando o caráter eleitoral da iniciativa.
Com votação unânime — sete votos a zero —, o TRE-CE concluiu que a ação feriu os princípios de igualdade entre os candidatos, comprometendo a lisura do processo eleitoral. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).