Fechar menu

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    O que há de novo

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    20/06/2025

    A NORDESTINIDADE DOS SANTOS ESTRANGEIROS

    13/06/2025

    FINS-D’ÁGUA

    06/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Whatsapp Telegrama
    CNE News
    • Início
    • Crônica
    • Cidade
    • IRPF
    • Comunicação
    • Economia
    • MEI
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CNE News
    Home » A NATUREZA EM PÉ DE GUERRA
    A Crônica da Semana

    A NATUREZA EM PÉ DE GUERRA

    Pedro Paulo PaulinoPor Pedro Paulo Paulino15/09/2023Nenhum comentário3 minutos de leitura
    Whatsapp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Telegrama Link de cópia

     

    © Divulgação/Reprodução Internet

    Há mais de uma semana, o mundo acompanha com tristeza as notícias das catástrofes naturais registradas no Marrocos e na Líbia. Terremotos e inundações, separadamente, destruíram grande parte daqueles dois países do norte da África. O saldo das tragédias representa milhares de vítimas de todas as idades, entre mortos, feridos, desaparecidos e desabrigados. A solidariedade em busca de salvar e amparar o enorme contingente de afetados pelas duas calamidades envolve esforços de diversas nações de vários continentes. A Líbia enfrenta até mesmo dificuldade para enterrar seus mortos pela catástrofe – que se calcula em torno de 20 mil.

    No mesmo período, outra onda de flagelo chegou ao estado do Rio Grande do Sul, onde a fúria de um ciclone e inundações afetaram quase cem municípios, deixando um rastro de mais de 20 mil desalojados e cerca de 47 mortes até o momento, além de desaparecidos.

    Sempre se soube que a Terra e seus habitantes estão suscetíveis a vários tipos de catástrofes, como tsunamis, terremotos, tempestades, vulcões, além de hipóteses mais remotas, como o choque de um asteroide e até mesmo uma invasão alienígena. Sinistros naturais comprovam por inteiro nossa impotência diante do acaso, nossa pequenez dentro do âmago da natureza e seus imensos segredos.

    Preferimos sempre defender a ideia de que este mundo foi feito exclusivamente para nós, um paraíso, e que em sua superfície podemo-nos sentir seguros, levando em conta, ademais, que há um ser supremo sempre a postos para nos defender. Entretanto, diante de cada catástrofe natural, das muitas que ao longo das eras já têm devastado regiões da Terra e seus habitantes, a maioria de nós prefere emudecer de forma humilhante e nada reclamar a um ser supremo. Quando tudo corre bem, há sempre uma divindade por trás das maravilhas. Porém, quando algo dá errado, entre a criatura e o criador impera um silêncio profundo, e nota-se, entre ambas as partes, um imperdoável flagrante de omissão e consentimento.  

    Poucos querem admitir a eventualidade das coisas e dos fenômenos da natureza. E poucos mais ainda concordam que somos nós humanos meras partículas do acaso, vulneráveis, irremediavelmente, a todas as vicissitudes possíveis dos poderes naturais. Pois quase em circunstância alguma, nós humanos abrimos mão do nosso orgulho, da nossa pretensão de seres privilegiados, supostamente resguardados por uma força superior, invictos em nossa epopeia cega sobre este globo, onde a natureza e o Universo, indiferentes à nossa presença, de vez em quando ficam em pé de guerra.

    Todavia, devemos reconhecer que, nessas horas em que a própria natureza se revolta, entra em campo um valor humano de suma importância, e que pelo seu mérito, atravessa fronteiras, supera preconceitos, rivalidades, xenofobismos, crendices e tudo o mais, com a única finalidade coletiva de salvar vidas. Essa grandeza humana chama-se: Solidariedade.

    Pedro Paulo Paulino

    Pedro Paulo Paulino
    • Local na rede Internet

    Atuante tanto na literatura de cordel quanto na poesia erudita, com diversas conquistas em prêmios literários de âmbito nacional. Além de seu trabalho como escritor, ele também é redator e diagramador de jornais, revistas e livros, atuando dentro e fora de Canindé. Como radialista, Pedro Paulo apresenta um programa aos domingos, focado em resgatar sucessos da Velha Guarda.

    Outras Notícias

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    A NORDESTINIDADE DOS SANTOS ESTRANGEIROS

    FINS-D’ÁGUA

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Veja também

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    20/06/2025

    Congresso derruba vetos e cria CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS

    18/06/2025

    Copom eleva Selic para 15% ao ano, maior patamar desde 2006

    18/06/2025

    Bradesco vai pagar R$ 3 bilhões em juros sobre capital próprio a acionistas

    18/06/2025

    Klabin antecipa pagamento de dívida de US$ 150 milhões com vencimento em 2028

    18/06/2025
    Veja também

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Telegrama
    • Whatsapp
    Sobre nós
    Sobre nós

    Fique por dentro das informações que impactam seu bolso, seus negócios e seus direitos. O CNE traz conteúdo claro, confiável e direto ao ponto, feito para quem quer entender mais e decidir melhor.

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Whatsapp Telegrama
    Destaque

    Seu cartão virou o vilão? Veja sinais de que você está perdendo o controle financeiro

    24/04/2025

    CANINDÉ, ANIVERSARIANTE DO DIA

    29/07/2022

    A LENTA AGONIA E MORTE DE JOCA

    26/04/2024
    Últimas Noticias

    O BARÃO, O POETA E O JOGO DO BICHO

    20/06/2025

    Congresso derruba vetos e cria CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS

    18/06/2025

    Copom eleva Selic para 15% ao ano, maior patamar desde 2006

    18/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Início
    • Contato
    • Termos de uso
    • Política de Privacidade
    © 2025 CNE NEWS - Todos os direitos.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.