Vendas no varejo variam 0,1% em novembro e têm segundo mês de estabilidade
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Foto: Marcello Casal Jr/Agência-Brasil |
Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos em novembro, com destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,0%). A Black Friday influenciou positivamente as vendas, especialmente nas categorias de produtos eletrônicos e vestuário.
As atividades de Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%) foram as únicas em queda. A atividade farmacêutica, apesar da queda em novembro, acumulou um crescimento de 4,3% no ano.
Na comparação com novembro de 2022, o comércio varejista apresentou um crescimento de 2,2%. Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram avanços significativos, incluindo Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,1%) e Tecidos, vestuário e calçados (6,1%). As vendas em Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 5,0%.
Por Unidades da Federação, 12 apresentaram alta nas vendas em novembro em comparação com outubro. Destacaram-se Espírito Santo (13,3%), Paraíba (1,8%) e Amapá (1,6%). Na comparação com novembro de 2022, 18 Unidades da Federação registraram crescimento, com Espírito Santo (12,4%), Maranhão (11,7%) e Ceará (8,0%) apresentando os maiores avanços.
Apesar dos avanços, a pesquisa destaca a estabilidade e taxas muito baixas de crescimento no setor ao longo de 2023, indicando uma trajetória de crescimento moderado no comércio varejista brasileiro.