Nesta quinta-feira, 16 de outubro, 81 réus passaram por uma audiência concentrada admonitória na Vara Criminal de Canindé, supervisionada pela juíza Rhaila Carvalho Said. O mutirão foi destinado a condenados dos regimes aberto e semiaberto da Região do Sertão Central, com o objetivo de orientá-los sobre as condições para o cumprimento de suas penas.
A juíza explicou que, além de esclarecer as regras do regime de pena, o esforço também permite ajustes como parcelamento de penas pecuniárias e adequação das condições de trabalho e moradia dos réus. “Caso o apenado não cumpra as condições estabelecidas, pode haver uma quebra de regime, levando à decretação de sua prisão. Por isso, essas audiências são essenciais, pois também buscam estimular a ressocialização”, destacou.
As audiências admonitórias, típicas da Execução Penal, têm como função advertir os condenados sobre a necessidade de seguir rigorosamente as condições impostas, garantindo que possam cumprir suas penas sem violar as regras estabelecidas.