Teve início no domingo (1º) a tradicional Trezena de Santo Antônio no Convento de Santo Antônio, em Canindé. A celebração, que se estende até o dia 13 de junho, reúne fiéis, devotos e romeiros em dias de oração, espiritualidade e partilha, marcando a preparação para a festa do santo conhecido como padroeiro dos pobres e intercessor das causas urgentes.
Neste ano, o tema da festa é “Santo Antônio, somos peregrinos de esperança com toda a criação”, em sintonia com o Jubileu da Esperança vivenciado pela Igreja Católica em 2025 e com o compromisso franciscano de cuidado com a Casa Comum.
As celebrações acontecem diariamente às 18h, com a oração da trezena e Santa Missa no pátio do convento, com presença da comunidade religiosa e de devotos de várias partes do país. Além dos momentos litúrgicos, a programação conta com quermesse, comidas típicas, atrações culturais, leilões e ações de solidariedade.
O encerramento será no dia 13 de junho com a Missa Solene de Santo Antônio, seguida da tradicional procissão pelas ruas do entorno do convento. A festa é uma das mais importantes manifestações de fé do povo de Canindé e atrai todos os anos milhares de romeiros.