Neste sábado (26), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realiza a seleção das 16 seções eleitorais cujas urnas passarão pelos testes de integridade e autenticidade, visando assegurar a transparência e confiabilidade do processo de votação no 2º turno das Eleições 2024. A audiência pública será conduzida pelo juiz Tiago Dias, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), no auditório da sede do TRE-CE, e transmitida ao vivo no YouTube.
Dentre as 16 urnas, 8 passarão pelo Teste de Integridade, sendo 7 sem biometria e 1 com biometria, localizada no Colégio Ari de Sá, em Fortaleza. As urnas selecionadas serão transportadas ao TRE-CE e substituídas por urnas de reserva. Durante o teste, cédulas de papel com votos em candidatos reais serão preenchidas e colocadas em urnas de lona. No dia da eleição, esses votos serão replicados na urna eletrônica e comparados para verificar a precisão do sistema.
As outras 8 urnas participarão do Teste de Autenticidade no próprio local de votação, antes da abertura das seções, onde serão verificados os resumos digitais e assinaturas dos programas instalados na urna. Esses dados serão comparados com os disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo a originalidade dos sistemas.