Procedimento é parte essencial do processo eleitoral e contou com a presença de entidades fiscalizadoras
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, de 18 a 21 de setembro, a cerimônia de geração das mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas durante o primeiro turno das Eleições 2024.
A cerimônia seguiu os parâmetros estabelecidos pela Resolução TSE nº 23.736/2024, que regulamenta os procedimentos do pleito deste ano. Foram gravados, em mídias de carga, os sistemas e programas oficiais das urnas, assim como outros dados essenciais para o funcionamento dos aparelhos.
Ao longo dos quatro dias, foram geradas 53.136 mídias para todo o Ceará, sendo 47.282 para urnas de seção, 959 para carga e 4.895 reservas. Entre essas, apenas para a capital, Fortaleza, foram produzidas 11.608 mídias. Desse total, 10.576 são para urnas de seção, 250 de carga e 788 reservas.
Representantes de partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público, OAB e outras entidades fiscalizadoras, assim como a imprensa, foram convidados a acompanhar o evento.
“A geração das mídias é uma etapa fundamental do nosso trabalho. Essas mídias armazenam os dados e sistemas que as urnas eletrônicas utilizam para funcionar corretamente no dia da votação. Ao assegurar que tudo esteja em ordem, contribuímos para promover a transparência no processo democrático, assim como para garantir e proteger o direito ao voto de cada eleitor”, afirma a diretora do Fórum Eleitoral de Fortaleza, juíza Vanessa Veras.
As mídias de carga ficarão guardadas em envelopes lacrados, específicos para cada zona eleitoral, que só serão abertos no dia da carga das urnas, em seus respectivos destinos. O evento é finalizado com a emissão de um relatório de controle de lacração dos envelopes, documento essencial para atestar que as cargas permanecem invioladas até serem inseridas nas urnas.
Uma nova geração de mídias será realizada, caso haja segundo turno. Nesse caso, o TRE-CE divulgará, para entidades fiscalizadoras, imprensa e a sociedade como um todo, o novo procedimento, visando promover a transparência no processo eleitoral, assim como incentivando o envolvimento da população no exercício da democracia.
Fonte: TRE-CE