A Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciou oficialmente seu 15º reitorado com a recondução dos professores Hidelbrando dos Santos Soares e Dárcio Ítalo Alves Teixeira aos cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente. A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (5), no Auditório Central do campus Itaperi, em Fortaleza, e foi transmitida ao vivo pelo canal da Uece no YouTube.
Os docentes, que estiveram à frente da gestão da universidade entre 2020 e 2024, foram reeleitos para um novo mandato, de 2025 a 2029. O processo eleitoral inédito teve uma única chapa concorrente. A nomeação foi oficializada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em ato publicado no Diário Oficial do Estado no dia 13 de janeiro de 2025.
A solenidade contou com a presença da secretária da Secitece, Sandra Monteiro, além de ex-reitores da Uece, dirigentes de outras instituições de ensino superior e familiares dos empossados. Durante o evento, o professor Hidelbrando Soares recebeu as insígnias simbólicas da função, a borla e a murça brancas, enquanto o professor Dárcio Teixeira recebeu a borla verde, alusiva ao cargo de vice-reitor.
Em discurso emocionado, Hidelbrando Soares fez uma homenagem a seus pais, relembrando a influência de sua família em sua trajetória. “Quero aqui fazer uma fala para os meus, Adão Soares (in memoriam) e a minha linda mãe Carminha. Eu tenho um orgulho danado e tive uma sorte danada de ter nascido desse casal. Sou um homem de sorte por ser filho desse casal. Lá em casa [em Canindé-CE], o amor e a espiritualidade franciscana sempre foram a base da relação familiar e sempre tivemos aprendizado pelo exemplo.” O reitor também destacou a participação expressiva da comunidade acadêmica na eleição, apesar de ter sido chapa única: 89% dos professores, 77,6% dos servidores técnico-administrativos e 73,5% dos estudantes votaram por sua permanência.

“O sentimento que tenho nesse exato momento é de uma energia profundamente renovada, com o entusiasmo renovado. Estou com uma vontade muito grande de fazer muito mais… e agora com uma vantagem, eu tenho experiência alargada, e essa experiência é um ativo ao meu favor”, declarou o reitor.
O professor Dárcio Teixeira reforçou o compromisso com a gestão e o fortalecimento da Uece. “Ser reconduzido a esta função por mais quatro anos é uma honra que carrego com humildade e compromisso. É a certeza de que estamos no caminho certo, mas também o reconhecimento de que há muito ainda por fazer”, afirmou.
A nova gestão apresentou sete metas prioritárias, entre elas a consolidação da política de expansão e interiorização da universidade, ampliação da assistência estudantil e reforço da infraestrutura acadêmica. O reitor também ressaltou a necessidade de uma universidade pública comprometida com a justiça social, sustentabilidade e transformação social.
A secretária Sandra Monteiro parabenizou os gestores e destacou o papel da Uece na educação superior. “Parabenizo a reeleição, que tem muito a ver com o sucesso obtido e com a compreensão da comunidade de que foi possível ser feito algo de excelência e que será continuado”, disse.
A cerimônia contou com apresentações musicais e interpretação em Libras, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão e a acessibilidade.
Com informações da Ascom UECE