Os contribuintes têm até o dia 30 de maio, às 23h59, para enviar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024. Até o momento, mais de 25 milhões de declarações foram entregues, de um total esperado de 46,2 milhões, segundo a Receita Federal.
Uma das grandes novidades deste ano é o crescimento da adesão à declaração pré-preenchida, que já foi utilizada em 47,9% dos envios — o maior percentual já registrado. Disponível para quem possui conta gov.br nos níveis prata ou ouro, a modalidade simplifica o preenchimento, evitando erros e garantindo maior agilidade.
Quem enviar a declaração mais cedo tem mais chances de receber a restituição primeiro, especialmente se optar pela declaração pré-preenchida ou informar a chave Pix com CPF. Além disso, grupos legalmente prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores, também têm preferência no pagamento.
O primeiro lote de restituição está previsto para 30 de maio, e os pagamentos serão realizados em mais quatro lotes até o fim de setembro.