A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (14/11), a Operação Falsioloquium, voltada para desarticular uma organização criminosa acusada de abrir contas bancárias com documentos falsos para obter ganhos financeiros indevidos. A operação é executada simultaneamente nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.
A ação conta com dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte/CE, atendendo a solicitação da Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro do Norte. As investigações tiveram início em junho deste ano, após a prisão em flagrante de um suspeito que tentava abrir uma conta bancária com documentos falsos na Caixa Econômica Federal de Mauriti/CE.
Conforme apurado, o suspeito possuía uma longa ficha criminal e indícios de envolvimento com uma facção criminosa. A rede criminosa atuava em diversas cidades do Ceará, Pernambuco e Paraíba, cometendo fraudes contra instituições financeiras por meio de falsificação de documentos. Outros dois indivíduos, também com antecedentes criminais, foram identificados como integrantes do grupo.
Os envolvidos serão indiciados por organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.