Estudantes que não foram contemplados com isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devem efetuar o pagamento de R$ 85 até 11 de junho. O boleto é gerado exclusivamente na Página do Participante e pode ser quitado via Pix, cartão de crédito ou débito, conforme o banco. Quem optar pelo Pix deve usar o QR Code disponível no documento.
As inscrições para o exame seguem abertas até 6 de junho, e são obrigatórias inclusive para candidatos que obtiveram isenção ou justificaram ausência na edição anterior. A aprovação da isenção não equivale à inscrição confirmada.
Neste ano, estudantes concluintes do ensino médio da rede pública terão seus dados pré-preenchidos no sistema, mas ainda assim precisam confirmar a inscrição e escolher o idioma da prova de língua estrangeira inglês ou espanhol.
As provas do Enem serão aplicadas em todo o país nos dias 9 e 16 de novembro. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30. Estudantes dessas cidades podem optar por realizar o exame nas datas regulares, escolhendo outro local de prova no ato da inscrição.
O Enem 2025 também volta a oferecer a possibilidade de certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. Os candidatos interessados devem fazer essa opção durante a inscrição e precisam atingir, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Estudantes do último ano do ensino médio participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, receberão um bônus de R$ 200 após comparecerem aos dois dias de prova. Todos os participantes do programa também tiveram isenção automática da taxa de inscrição.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, com notas usadas nos programas Sisu, Prouni e Fies. Também serve como critério de seleção em instituições portuguesas conveniadas com o Inep.
O edital completo está disponível no site oficial do MEC: gov.br/mec