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    Home » Obras da Transnordestina avançam com novo trecho entre Quixadá e Baturité; investimento é de R$ 1 bilhão
    Ceará

    Obras da Transnordestina avançam com novo trecho entre Quixadá e Baturité; investimento é de R$ 1 bilhão

    Redação CNEPor Redação CNE06/06/2025Nenhum comentário3 minutos de leitura
    Divulgação: Governo do CE
    Whatsapp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Telegrama Link de cópia

    As obras da Ferrovia Transnordestina deram mais um passo importante com a assinatura da ordem de serviço do lote 8, que vai ligar Quixadá a Baturité, passando por Itapiúna e Capistrano, no Ceará. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), durante solenidade em Baturité, com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de autoridades estaduais e municipais. O investimento previsto para o trecho é de R$ 1 bilhão.

    Com cerca de 46 quilômetros de extensão, o lote 8 contempla a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível. A expectativa é que a obra gere entre 800 e mil empregos diretos.

    Durante a cerimônia, o ministro Renan Filho afirmou que com o lote 8, restam apenas dois trechos para iniciar o percurso até Caucaia, município de onde parte a ligação com o Porto do Pecém, já em execução. Ele também garantiu que todos os lotes restantes estarão em obras até setembro, o que deve elevar para 8 mil o número de trabalhadores atuando na ferrovia até o fim do ano.

    O governador Elmano de Freitas, natural de Baturité, ressaltou o impacto positivo da obra para o desenvolvimento do estado. Ele lembrou que a ferrovia é uma oportunidade para reativar a vocação comercial da região e atrair novos investimentos.

    Ligação com o Porto do Pecém

    A Transnordestina é uma das principais obras de infraestrutura logística do país e integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A ferrovia terá 1.206 quilômetros de extensão, cruzando 53 municípios entre o Piauí e o Ceará, com destino final no Porto do Pecém. No Ceará, serão 608 quilômetros de linha férrea em 28 municípios, com previsão de três terminais de carga.

    O projeto está com 75% de execução na primeira fase, que deve ser concluída até 2027. A segunda fase está prevista para 2029. O orçamento total da obra é de quase R$ 15 bilhões, dos quais R$ 5 bilhões foram assegurados pelo Governo Federal em 2023, o que permitiu a retomada do ritmo das obras.

    A Transnordestina é vista como uma alternativa estratégica para o transporte de grãos, combustíveis, fertilizantes e minérios, reduzindo os custos logísticos e fortalecendo a economia regional. As operações de carga devem começar ainda em 2025, a partir do Terminal Intermodal de Bela Vista do Piauí.

    Segundo a empresa Transnordestina Logística S.A., dez terminais intermodais estão em análise para instalação ao longo do percurso, nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Um deles, voltado ao escoamento de grãos, ficará entre Iguatu e Quixadá. Outros dois, destinados a combustíveis e fertilizantes, ainda terão suas localizações definidas.

    “A ferrovia absorve a mão de obra de toda a cidade e desenvolve o comércio inteiro”, afirmou o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho.

    Redação CNE
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