Segunda, 17 de Janeiro de 2022
11 98117-1436
Geral Ceará

Laboratório de Inovação da ESP/CE é instituído no âmbito do SUS Ceará

Uma portaria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) instituiu o Laboratório de Inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) como instrumen...

14/01/2022 16h05
Por: Redação CNE Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Uma portaria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) instituiu o Laboratório de Inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) como instrumento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. Com isso, o Felicilab estará disponível para atender tanto às demandas da Escola quanto de quaisquer dispositivos da Saúde cearense que necessitem de novas soluções para o fortalecimento das políticas públicas na área.

“A principal mudança é que, agora, o Felicilab existe de fato e de direito, e isso tanto confere mais visibilidade e responsabilidade no desenvolvimento estratégico de soluções quanto dá ao laboratório mais segurança para seguir com sua natureza inovadora e transversal”, contextualiza o assessor especial de Inovação da ESP/CE, Uirá Porã Maia.

Principal iniciativa de desenvolvimento de pesquisas e ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE, o Felicilab atua com base na Política de Inovação da autarquia, buscando idealizar, prototipar e desenvolver soluções por meio de experimentações ágeis, além de linguagens e tecnologias inovadoras no campo da saúde pública no Ceará.

Para Uirá Porã, a portaria fortalece o Felicilab em suas atribuições no campo da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P.D&I) cearense. “Oficializa-se uma ambiência de prototipação de soluções, de inovação aberta, de inovação social, com um portfólio de entregas já substancioso, que fortalecerá o papel da Escola como referência em Inovação no Estado. Seguiremos atraindo novas parcerias e desenvolvendo novos projetos, sejam eles internos ou externos”, afirma Porã.

Inovação em Saúde

O laboratório também tem entre suas metas o apoio na implementação do Hub de Inovação do SUS via estruturação e articulação de um portfólio aberto para projetos de inovação em saúde. Este é um trabalho que será desenvolvido pelos próximos cinco anos por meio de uma parceria interinstitucional com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).

A ideia é que, por meio da parceria, o Ceará passe a contar nos próximos anos com o primeiro equipamento especializado em prototipação ágil do Nordeste voltado inteiramente à Saúde. A partir deste trabalho, espera-se que possam ser desenvolvidas tecnologias para o setor em áreas como a de tecnologias computacionais aplicadas, Inteligência Artificial (IA), realidade virtual e de gestão em saúde, além de outras temáticas afins.

Ainda segundo Porã, o laboratório vai trabalhar institucionalizando processos de trabalho, metodologias e práticas que já vêm sendo adotadas e experimentadas.

Laboratório de Inovação

Desenvolvido pela ESP/CE em outubro de 2019, o Felicilab foi criado com o objetivo de pensar, produzir e distribuir soluções inovadoras para a implantação e o fortalecimento do SUS cearense. Para isso, o dispositivo atua com metodologias ágeis, transformando ideias, problemas e demandas em soluções e produtos a serem implementadas na rede de saúde, compartilhando conhecimentos e práticas por meio do código aberto e da colaboração em rede.

A iniciativa também dá apoio a outros profissionais em seus espaços de trabalho e em seus processos decisórios, bem como ampara todas as pessoas no exercício de seus direitos de acesso ao cuidado, à informação e às tecnologias, reconhecendo-as como cocriadoras de saúde e como voz ativa na construção de políticas públicas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canindé - CE
Atualizado às 01h53 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 33°

24° Sensação
8 km/h Vento
88.1% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.