Domingo, 28 de Novembro de 2021
11 98117-1436
Segurança Ceará

Aesp forma 22 novos negociadores policiais

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará formou, nesta quinta-feira (25), a primeira turma do Curso de Negociação Policial do Estado. Vint...

25/11/2021 16h20
Por: Redação CNE Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará formou, nesta quinta-feira (25), a primeira turma do Curso de Negociação Policial do Estado. Vinte e dois profissionais concluíram a capacitação, sendo 15 policiais militares do Ceará, dois policiais civis, um policial penal da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP/CE) e um policial rodoviário federal, além de um policial militar do estado do Piauí e outro do estado do Rio Grande do Norte.

A entrega dos brevês aos novos negociadores aconteceu em solenidade no auditório da Aesp e contou com a presença do diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade; do secretário executivo da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Maiquel Mendes; do comandante do Policiamento de Choque da PMCE, tenente-coronel Sinval Sampaio; do superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal, Getúlio Rodney; o ex-comandante geral adjunto da PMCE, coronel Adriano Soares e do ouvidor do CBMCE, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Edir Paixão.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O treinamento

O treinamento, de 200 horas-aula, ocorreu sob a coordenação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e foi ministrada por policiais militares dos estados do Ceará, de São Paulo e do Paraná, todos com bastante experiência na doutrina de negociação.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“É o primeiro curso do Ceará, estamos dentro das referências do Brasil como um dos cursos muito bons e consolidados pelo nível de disciplinas, pelo nível de organização e pelos instrutores que vieram, é um marco porque poucas polícias no Brasil tem um curso voltado para negociação especificamente e o Ceará entra no cenário nacional como uma escola”, destacou o coordenador do curso, tenente PM Ytallo Silva Costa, que atua como comandante de negociação do Bope da PMCE.

Segundo o Plano de Ação Educacional (PAE), durante 25 dias, os alunos acompanharam aulas de doutrina de gerenciamento de crises; direito aplicado ao gerenciamento de crises; noções de psicologia e psicopatologias; sociologia do crime e da violência, e inteligência policial aplicada à negociação, além de passarem por simulações de diversos tipos de eventos críticos.

“Tivemos a participação de negociadores experientes do Brasil, além de várias disciplinas práticas, tivemos simulados com a presença de atores e atrizes profissionais, então o curso conseguiu alinhar muito bem a parte da teoria com a parte prática, tivemos exercícios e instruções nos finais de semana e feriados e ficou muito parecido com a realidade em que as tropas de operações especiais vivem no Brasil, em que devemos sempre estar de sobreaviso ou prontidão para o atendimento de ocorrências críticas”, explicou o tenente PM Costa.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Negociadores na PMCE

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará possui uma equipe de negociação formada por 10 policiais especializados em lidar com situações de crise.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canindé - CE
Atualizado às 05h44 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 37°

25° Sensação
20.4 km/h Vento
84.2% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol e Chuva
Terça (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol e Chuva