Domingo, 28 de Novembro de 2021
11 98117-1436
Saúde Ceará

Comitiva da Sesa visita as cinco Regiões de Saúde para fortalecer e articular execução de programas estaduais

O primeiro destino do grupo técnico da pasta cearense foi a Região do Litoral Leste/Jaguaribe Nesta quinta-feira (25), uma comitiva técnica da Secr...

25/11/2021 10h45
Por: Redação CNE Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O primeiro destino do grupo técnico da pasta cearense foi a Região do Litoral Leste/Jaguaribe

Nesta quinta-feira (25), uma comitiva técnica da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) visita prefeitos, secretários de Saúde e outros gestores ligados à Superintendência Regional do Cariri para fortalecer um conjunto de projetos desenvolvidos pela pasta estadual que tem articulação com os municípios cearenses. Os Programas Cuidar Melhor e Plantão Cirurgias 24h, o Concurso Município Inovador e o Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência são algumas das iniciativas que serão discutidas no encontro, marcado na Universidade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte.

A visita faz parte de um percurso pelas cinco Superintendências Regionais de Saúde até o fim deste ano. Na última quinta-feira (18), o primeiro destino do grupo da Sesa foi a Região do Litoral Leste/Jaguaribe.

De acordo com o titular da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, os encontros são mais uma estratégia da Sesa para aproximar as políticas públicas em Saúde dos municípios e da população cearense, que majoritariamente utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). “A Saúde do Ceará está cada vez mais descentralizada. Desta forma, é muito oportuno promovermos encontros de alinhamento dos gestores e área técnica da Sesa com os representantes municipais, dando maior esclarecimento e engajando-os ainda mais nos programas estratégicos. O resultado será sempre percebido pelo cidadão, por meio de uma assistência integral, mais acessível e humanizada”, afirmou.

Serão visitadas, posteriormente, as Superintendências Regionais Norte, do Sertão Central e de Fortaleza.

Cooperação

Cada reunião dura, em média, quatro horas. Prefeitos ou seus representantes, secretários municipais de Saúde, coordenadores da Atenção Primária e de Vigilância à Saúde, além de diretores dos equipamentos consorciados de cada região, discutem sobre a etapa de adesão ao Programa Cuidar Melhor e as inscrições de boas práticas de saúde desenvolvidas pelos municípios no Concurso Município Inovador – abertas até o dia 22 de dezembro.
Os gestores também debatem sobre saúde inclusiva e integração da rede de atendimento a pessoas com deficiência, por meio de censo que está sendo consolidado pela plataforma Saúde Digital.

A ferramenta Plantão Cirurgias 24h, lançada em outubro pelo Governo do Ceará para otimizar a realização de mais de 30 mil cirurgias eletivas, também é tema nos encontros. O objetivo é articular, junto aos municípios, a expansão do programa por meio da construção de um plano operacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canindé - CE
Atualizado às 06h04 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 37°

25° Sensação
20.4 km/h Vento
84.2% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 37°

Sol e Chuva
Terça (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol e Chuva