Segunda, 04 de Julho de 2022
11 98117-1436
Anúncio
Ceará Santa Quitéria

Exploração de Urânio em Itataia está mais próximo do que se imagina

A previsão é que as obras iniciem ainda esse ano e o processo de exploração comece no próximo ano.

20/05/2022 09h50 Atualizada há 1 mês
Por: Redação CNE
© Divulgação/Governo do Ceará
© Divulgação/Governo do Ceará

Está em andamento o processo para exploração de urânio e fosfato na Mina de Itataia, localizada entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.

mina é considerada a maior de urânio físsil do Brasil, responsável por 46% do urânio prospectado no país. No local encontram-se o fosfato, que pode ser utilizado como insumo para produção de fertilizantes para o agronegócio, e o urânio, que serve de combustível para usinas nucleares como as de Angra 1 e 2 em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Exploração

A previsão inicial para exploração seria em 2013, no entanto, as obras não foram iniciadas por falta de licença ambiental. Em setembro de 2016, o Ibama emitiu parecer contrário ao empreendimento de Itataia. O documento aponta, irregularidades, como a não comprovação da viabilidade hídrica, a péssima localização das pilhas de rejeitos, entre outros.

Os riscos inerentes à saúde e ao ambiente da população cearense e de estados vizinhos, fez com quer a licença prévia fosse negada pelo Ibama também em 2020.

No dia 28 de setembro de 2020, o então governador Camilo Santana, assinou um memorando de entendimento para construção da usina para exploração de urânio e fosfato pelo Consórcio Santa Quitéria — formado pela estatal do governo federal, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a empresa Galvani Fertilizantes.

Também em 2020, o presidente Jair Bolsonaro anunciou investimentos superiores a R$ 15 bilhões, para conclusão das obras da usina nuclear de Angra 3, e construção de mais 8 usinas até 2050. Com isso ocorreu a retomada da mineração de urânio em Caetité na Bahia e início das operações em Santa Quitéria. A exploração da usina de urânio fosfatado de Itataia, foi incluída no Plano Nacional de Fertilizantes, programa lançado pelo presidente Bolsonaro.

 

Canindé

No dia 12 de maio, o Consórcio lançou oficialmente suas páginas na ‘internet’. E vem se reunido com autoridades dos municípios de Santa Quitéria, Itatira e Canindé para apresentar o projeto.

Nessa quinta-feira (19), a equipe de responsabilidade social e comunicação do consórcio apresentou o projeto a prefeita Rozário Ximenes. Segundo a prefeitura, “o objetivo do encontro foi compartilhar com o Governo Municipal os benefícios do projeto, tirar dúvidas dos possíveis impactos e reafirmar a importância da participação popular nas audiências públicas”.

 

Minério

O minério em Itataia ocorre sob a forma de colofanito uranífero, desde a superfície até cerca de 180 metros de profundidade. As reservas lavráveis somam 8,882 milhões de toneladas de fosfato (P2OS) e 79.319 toneladas de urânio (U3O8), além de 32 milhões de toneladas de calcário associado ao minério.

O teor de fosfato é de 11%, o maior registrado no Brasil.

 

Atualmente, a única mineração de urânio em atividade no país fica situada no município de Caetité (BA). Nela são realizadas as duas primeiras etapas do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do minério, que resulta no produto chamado concentrado de urânio ou yellowcake.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canindé - CE
Atualizado às 04h48 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 32°

22° Sensação
16.5 km/h Vento
85.3% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quarta (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens