Segundo a presidente do TSE, o voto é necessário para fortalecer as instituições.
Durante a sessão desta terça-feira (1º de outubro) da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez um apelo aos eleitores para que compareçam às urnas nas eleições municipais do próximo domingo (6). A ministra destacou a importância do voto como expressão de cidadania e como meio essencial para a preservação das instituições democráticas do país.
“Compareçam, votem. O voto é a sua expressão de cidadania e é necessário para que continuemos a ter as instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes”, afirmou a ministra.
Cármen Lúcia também ressaltou o extenso trabalho realizado pela Justiça Eleitoral na organização das eleições, que contarão com 465 mil candidatos. Ela destacou que o Brasil, apesar de ser a quarta maior democracia do mundo em número de eleitores, se destaca por ser a única na qual os resultados são divulgados no mesmo dia da votação.
A ministra também aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, que presidiu o TSE nas eleições presidenciais de 2022 e em parte da preparação das eleições municipais. Segundo Cármen Lúcia, as eleições de 2022 demonstraram a força e a segurança da Constituição Federal, que completará 36 anos no próximo sábado (5).
O ministro Alexandre de Moraes, por sua vez, desejou sucesso à ministra Cármen Lúcia na condução das eleições municipais e destacou a importância do fortalecimento do Poder Judiciário, bem como o papel do TSE na coordenação do processo eleitoral. “Tenho certeza que o dia 6 será um grande sucesso e uma festa da democracia. Para nós do STF e do TSE, não importa quem vença as eleições. Importa que elas sejam transparentes e justas e que o TSE faça o seu trabalho”, afirmou Moraes.