Mais de 100 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já buscaram atendimento presencial nas agências dos Correios em todo o Brasil para verificar possíveis descontos irregulares de entidades associativas em seus contracheques. O dado foi divulgado ao meio-dia desta segunda-feira (2).
A mobilização teve início na última sexta-feira e busca facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de navegação pela internet. O objetivo é garantir que todos os segurados possam confirmar ou contestar cobranças feitas por entidades sindicais ou associativas, muitas vezes sem autorização.
Para localizar uma agência com atendimento específico para esse tipo de consulta, os interessados podem acessar os sites do INSS e dos Correios ou ligar para a Central 135.
Enquanto isso, no aplicativo e site “Meu INSS” e também pelo telefone 135, quase 2,5 milhões de aposentados e pensionistas já solicitaram a devolução dos valores descontados. No entanto, apenas 60 mil confirmações de débitos foram registradas até o último balanço, divulgado no sábado.
Atualmente, 41 entidades associativas são alvo de contestação. Elas têm o prazo de 15 dias úteis para responder às notificações dos beneficiários.
A expectativa do governo federal é que os valores cobrados indevidamente sejam devolvidos aos segurados até o fim do ano. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que ainda discutirá o tema com o advogado-geral da União, Jorge Messias. Uma das possibilidades em análise é a utilização de recursos do Tesouro Nacional para garantir os ressarcimentos.