O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou mais de 1,4 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, nos primeiros quatro dias de funcionamento da nova ferramenta de consulta. Segundo o balanço divulgado neste sábado (17), dos 1.494.956 aposentados e pensionistas que verificaram os descontos em suas folhas de pagamento, 1.467.933 afirmaram não ter autorizado as cobranças e solicitaram o reembolso dos valores.
O acesso à funcionalidade foi feito, em sua maioria, pelo aplicativo Meu INSS, que concentrou 92% dos atendimentos (1.374.810). Outros 120.146 pedidos foram realizados pela Central 135, que representa 8% do total.
Entre os beneficiários que utilizaram o sistema de consulta, 27.023 optaram por manter os descontos de entidades associativas. Ao todo, foram contestadas 41 entidades responsáveis pelos débitos questionados.
O balanço também aponta que o aplicativo Meu INSS recebeu mais de 41,7 milhões de acessos desde o início do serviço, sendo que quase 7 milhões de beneficiários utilizaram a funcionalidade de consulta dos descontos. Destes, 3,3 milhões acessaram o sistema e constataram que não possuem descontos em seus benefícios.
A consulta foi disponibilizada após o INSS identificar uma série de reclamações de aposentados e pensionistas relatando descontos de mensalidades associativas que não haviam sido autorizados. Com a nova ferramenta, o órgão busca garantir transparência e permitir que os beneficiários acompanhem e contestem esses valores diretamente pela plataforma digital.