Nesta sexta-feira, o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,64%, alcançando 134.882 pontos, impulsionado pelo otimismo nas bolsas americanas. A queda dos juros futuros e do dólar comercial também contribuiu para o desempenho positivo do principal índice da bolsa brasileira.
O grande destaque do dia foi a forte valorização das ações da Azul, que dispararam 22,52%. No acumulado da semana, o Ibovespa teve uma leve alta de 0,23%, consolidando um desempenho positivo apesar das oscilações do mercado.
No cenário internacional, os agentes financeiros estão cada vez mais convencidos de que o Federal Reserve (Fed) poderá adotar uma postura mais agressiva na sua próxima reunião de política monetária, prevista para o dia 18 de setembro. Existe a expectativa de uma elevação de 0,5 ponto percentual na taxa de juros americana.
Esse cenário de incertezas nos Estados Unidos está sendo acompanhado de perto pelos investidores, que ajustam suas estratégias em função das possíveis mudanças na política monetária do Fed.