As pessoas físicas não poderão comprar títulos públicos pela internet nesta terça-feira (15) devido à greve dos servidores do Tesouro Nacional. Esta é a terceira vez em menos de um mês que a paralisação afeta a venda de papéis do Tesouro Direto. Em comunicado, o Tesouro informou que a suspensão será válida para todo o sistema financeiro, impossibilitando a venda de títulos por bancos e instituições financeiras.
Além das vendas, as operações previamente agendadas para esta terça-feira também estão canceladas. O Tesouro recomenda que os investidores reagendem suas transações para datas posteriores, quando as operações forem normalizadas. No entanto, as operações de resgate antecipado e agendamentos para outras datas continuarão disponíveis normalmente.
A greve, iniciada em agosto, busca pressionar o governo por reajustes salariais para os servidores do Tesouro, com a inclusão dessas demandas na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento de 2025, que estão em tramitação no Congresso Nacional.
Desde o início da paralisação, a greve já causou o adiamento de eventos importantes, como entrevistas coletivas sobre o Relatório Mensal da Dívida Pública e o Resultado do Tesouro Nacional. A previsão é de que novos atrasos possam ocorrer nas divulgações desta semana.