A capital cearense será palco, entre os dias 11 e 13 de junho, do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, evento que reunirá autoridades e especialistas de mais de 30 países para debater indicadores estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Era Digital. A programação acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e é organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com coorganização do Governo do Estado do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A iniciativa incluirá a 17ª Reunião dos Chefes dos Institutos Nacionais de Estatística do BRICS, com delegações do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Indonésia. Os representantes irão discutir temas como produção de indicadores da Era Digital, redução da pobreza, mudanças climáticas, observatórios econômicos e a criação de um Centro Internacional de Treinamento.
Além dos países do BRICS, também estarão presentes delegações do MERCOSUL, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de outras nações do Sul Global, como Angola, Colômbia, Equador, Moçambique e Uruguai. A programação inclui mesas temáticas e internacionais com tradução simultânea, oficinas de tecnologia e discussões alinhadas à agenda climática da COP 30, que será realizada no Brasil em novembro deste ano.
A participação no evento é gratuita e aberta a autoridades, gestores públicos e privados, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil. Todos os participantes presenciais receberão certificado oficial do IBGE.
Com o Brasil à frente da presidência do BRICS e do MERCOSUL em 2025, o Triplo Fórum reforça o papel do País como articulador internacional em debates estratégicos sobre governança, dados e sustentabilidade, especialmente em um ano marcado pela intensificação da agenda climática e pelo protagonismo do bioma amazônico nas discussões globais.