A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou na manhã desta quarta-feira (23/10), a operação Fair Fishing em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, com o objetivo de combater fraudes no recebimento de seguro-defeso. A operação tem como alvo uma integrante da colônia de pescadores da cidade, acusada de filiar pessoas que não atuam como pescadores para que recebessem indevidamente o benefício.
Durante a gestão da investigada, foi registrado um aumento significativo na filiação de pescadores, de 299 em 2018 para 545 em 2021, com a maioria dos novos filiados sendo mulheres. As investigações apontam indícios de que muitos dos beneficiários não exercem a pesca artesanal, não têm a pesca como principal atividade econômica ou a praticam de maneira irrelevante, descaracterizando o perfil necessário para o recebimento do seguro-defeso.
A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) identificou a concessão irregular de diversos benefícios, gerando um prejuízo anual de mais de R$ 115 mil. A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão e envolveu a participação de oito policiais federais e servidores da CGINP.
Batizada de Fair Fishing, a operação visa proteger o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de fraudes estruturadas, um trabalho que a Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social, realiza há mais de 24 anos.