O município de Baturité, no Maciço de Baturité, receberá a primeira unidade da JEF Calçados no Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (25), pelas redes sociais. A expectativa é que a instalação da fábrica gere cerca de 300 empregos diretos já na fase de implantação.
Natural do estado, a empresa dos irmãos Hugo e Guilherme Quinderé está no mercado há dez anos com sede em São Paulo. Agora, os empresários retornam às raízes e apostam no potencial do Ceará para ampliar a produção.
“Temos há 10 anos uma fábrica em São Paulo, somos cearenses e queríamos fazer essa reapropriação da fábrica para o Ceará”, afirmou Guilherme Quinderé. Segundo ele, a escolha por Baturité foi estratégica. “Entendemos ser a melhor pela logística e pela própria condição de mão de obra qualificada. Além disso, o arranjo produtivo e o histórico da produção de calçados dentro do Ceará nos motivou ainda mais a trazer a JEF Calçados pra cá.”
O governador Elmano destacou a importância da iniciativa. “É muito importante para o nosso povo a instalação dessa empresa em Baturité, pois vai gerar oportunidade e emprego. São dois cearenses investindo no Ceará, e isso muito nos orgulha”, disse.
O prefeito de Baturité, Herberlh Mota, também celebrou a chegada da empresa. “Fico agradecido por essa parceria com o Governo do Ceará, que tem trabalhado, com compromisso, para gerar cada vez mais oportunidades para as pessoas da nossa região.”
Segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, o estado lidera a produção nacional de calçados, com 24,3% do total produzido em 2024. No ano passado, o setor gerou 69 mil empregos. Já nas exportações, o Ceará ocupou a segunda posição no país, com US$ 199,3 milhões em vendas ao exterior.