Após uma semana de intenso embate com o setor pecuário brasileiro, a rede varejista Carrefour recuou e se desculpou publicamente, reconhecendo a qualidade da carne produzida no Brasil e no Mercosul. A crise foi desencadeada por declarações feitas pela empresa, que criticou a qualidade da carne brasileira, gerando reações negativas no mercado, além de um boicote por parte dos pecuaristas. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Congresso Nacional também reagiram com veemência à situação.
Nesta terça-feira (26/11), o Carrefour publicou um comunicado oficial e enviou uma carta ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se retratando e reafirmando seu compromisso com a pecuária brasileira. A empresa ressaltou que reconhece a “responsabilidade de apaziguar” as “divergências” causadas pelas suas declarações, enfatizando o alto padrão da carne produzida no país.
A carta, assinada pelo diretor-presidente do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, destaca: “Melhor do que ninguém, conhecemos os padrões que a carne brasileira atende e sua ótima qualidade e sabor. Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros como fazemos no Brasil há quase 50 anos.” Além disso, a empresa afirmou que nunca teve a intenção de comparar negativamente a agricultura brasileira com a francesa, destacando os pontos comuns entre os dois países, como o amor pela terra e pela boa comida.
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil também se manifestou, afirmando ter recebido a carta de retratação e destacando a importância da agricultura brasileira no cenário internacional. O Mapa ressaltou que o Brasil é o principal exportador de carne bovina e de aves do mundo, com um sistema rigoroso de defesa agropecuária que garante padrões elevados de qualidade, sanidade e sustentabilidade.
Em sua nota, o Mapa pediu desculpas caso a comunicação do Carrefour tenha gerado confusão, reforçando que a produção agropecuária brasileira segue as mais exigentes normas de qualidade e respeito ao meio ambiente, estando presente em mais de 160 países.
O Mapa também sublinhou as boas relações diplomáticas que o Brasil tem cultivado, citando que, nos últimos dois anos, 281 novos mercados foram conquistados para os produtos agropecuários brasileiros.