O Grupo Carrefour Brasil confirmou nesta quinta-feira (12) o desligamento de 2,2 mil colaboradores, cerca de 1,7% de seu quadro total, que conta com mais de 130 mil funcionários. As demissões, iniciadas em novembro, fazem parte de um processo de reestruturação interna, segundo a empresa.
O Carrefour afirmou que as dispensas refletem a alta rotatividade comum no setor varejista e garantiu que as mudanças não impactarão o atendimento ao cliente. Em contrapartida, a empresa realizou em outubro um processo seletivo para contratar 6 mil trabalhadores temporários para atender à maior demanda durante o período de festas de fim de ano.
Como parte da estratégia de reestruturação, o Carrefour anunciou a venda de oito lojas da marca Nacional em Curitiba e planeja se desfazer de todas as 64 unidades das bandeiras Nacional e Bompreço até o primeiro semestre de 2025. A iniciativa visa levantar R$ 400 milhões, que serão direcionados para reforçar operações em áreas consideradas estratégicas.
A reestruturação acontece em meio a um cenário positivo para o grupo, que registrou lucro líquido de R$ 221 milhões no terceiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 67% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados reforçam o foco da companhia em fortalecer suas operações e otimizar recursos para manter o crescimento sustentável.