A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de César Nildo dos Santos, conhecido como Irmão Cesar da Missão (PP) que pretendia concorrer ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2024 em Canindé. O processo, registrado sob o número 0600097-35.2024.6.06.0033, foi analisado pelo Juiz Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, que constatou a ausência de quitação eleitoral por parte do candidato, o que inviabilizou a validação de sua candidatura.
De acordo com a sentença, o candidato foi intimado a apresentar justificativas sobre a sua quitação eleitoral, mas não respondeu à intimação. A Justiça Eleitoral, após verificar os documentos, concluiu que César Nildo não preenchia todos os requisitos necessários, especialmente no que tange à quitação eleitoral, conforme determina a Resolução TSE nº 23.609/2019.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) também se manifestou pelo indeferimento do registro, destacando que a quitação eleitoral é uma das condições de elegibilidade exigidas pela Constituição Federal. Sem essa regularização, o candidato não pode concorrer ao pleito. A decisão foi baseada no fato de que as contas de campanha de César Nildo foram julgadas como não prestadas, impossibilitando a obtenção da certidão necessária para a candidatura.
O candidato ainda pode recorrer. Nós não conseguismo contato com a defesa do candidato.