A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, refletindo a melhora nas condições de geração de energia no Brasil. Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho, patamar 2, com uma cobrança de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com a atualização para a bandeira amarela, o valor cairá para R$ 1,885 por 100 kWh consumidos.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a importância do sistema de bandeiras como uma ferramenta de comunicação com os consumidores, incentivando o uso eficiente de energia e informando sobre os custos de geração. “O sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática do setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”, afirmou Feitosa.
Apesar das chuvas recentes que melhoraram as condições de geração, as previsões de vazões nos reservatórios indicam que ainda será necessário acionar termelétricas para garantir o atendimento. Assim, o uso consciente de energia permanece essencial, contribuindo para a sustentabilidade e a estabilidade do setor elétrico.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela ANEEL para refletir, aos consumidores, o custo variável da produção de energia e incentivar práticas de consumo que ajudem a evitar o acionamento de fontes mais caras, como as termelétricas.