O Papa Francisco deu início ao Ano Jubilar 2025 no dia 24 de dezembro, ao abrir a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Celebrado a cada 25 anos, o Jubileu é um tempo especial para a Igreja Católica e se estenderá até 6 de janeiro de 2026, com o tema “Peregrinos da Esperança”.
No Ceará, a abertura oficial aconteceu neste domingo (29), com uma procissão que partiu do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, em direção à Catedral Metropolitana. O evento, que reuniu centenas de fiéis, marcou o início do Ano Jubilar na Arquidiocese de Fortaleza e foi conduzido por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano.
Convocação e organização especial para as celebrações
Dom Gregório Paixão convocou sacerdotes, diáconos, religiosos, leigos e membros das pastorais para participarem do momento. Para garantir a centralidade do evento, todas as missas da manhã de domingo foram suspensas em toda a Arquidiocese e transferidas para os períodos da tarde e da noite.
Caminhos de peregrinação no Ceará
Durante o Ano Jubilar, os fiéis terão a oportunidade de visitar 17 igrejas designadas no estado para realizar peregrinações e buscar indulgências plenárias. Dentre elas, o Santuário-Basílica São Francisco das Chagas, em Canindé, é um dos destaques. Reconhecido por sua tradição religiosa e por atrair milhares de romeiros anualmente, o templo ganha ainda mais relevância como local de devoção no Jubileu de 2025.
Lista completa das igrejas jubilares no Ceará
Fortaleza:
Santuário Sagrado Coração de Jesus (Centro)
Catedral Metropolitana de Fortaleza (Centro)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Fátima)
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Messejana)
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará)
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Montese)
Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Assunção (Vila Velha)
Santuário Arquidiocesano de Adoração (São Benedito e Nossa Senhora do Patrocínio, Centro)
Região Metropolitana e Interior:
Santuário-Basílica São Francisco das Chagas (Canindé)
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Centro, Cascavel)
Paróquia Nossa Senhora da Palma (Centro, Baturité)
Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres (Centro, Caucaia)
Paróquia São Francisco de Paula (Centro, Aratuba)
Paróquia São Pedro (Centro, Barreira)
Santuário Menino Jesus de Praga (Centro, Chorozinho)
O que é o Ano Jubilar?
Mais do que um marco temporal, o Ano Jubilar é um tempo de renovação espiritual, conversão e graça. Inspirado no conceito bíblico de Jubileu, é uma ocasião para intensificar os atos de misericórdia, reconciliação e fé. Durante esse período, os fiéis podem receber indulgências plenárias ao cumprir as condições estabelecidas pela Igreja, como confissão, comunhão e oração pelas intenções do Papa.
Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu de 2025 propõe uma jornada de transformação interior e vivência mais profunda da fé, unindo católicos em todo o mundo em um compromisso renovado com Deus e com o próximo.